Viajar para Indonésia: alguém se arrisca?

Hoje mais uma morte espetáculo foi promovida no mundo. A pena de morte ainda é uma perigosa burrice persistente no mundo e com isso não abono qualquer outra forma de crime.

Tenho ao menos dois conhecidos indonésio aqui no Brasil. Pelos amigos, posso julgar que a Indonésia é um país amável; mas tem uma elite histórica, que se perpétua no Poder e forma uma Indonésia a parte. Meus amigos são padres católicos e do povo. A elite tem na conta crimes que ainda não foram imputados; falo da questão do Timor Leste e da ajuda que a França lhe deu no massacre desses falantes do Português(Noam Chonsky tem muito mais a dizer que eu)

Mas a pena de morte aplicada hoje a mais um brasileiro e a outros cidadãos tem contradições. Primeiro, no caso de uma moça que ficou provado ser ela uma mula compulsória.... Bem, será que os sistemas de justiça dessa elite é infalível? Será que tudo correio dentro dos processos Legais? Como eles levaram uma ao corredor da morte e verificou que não era ela? Será que nesse contexto e noutros de uma elite como qualquer outra não há erros? Compras de resultado?

É certo que essa elite quer mostrar serviço para se manter de onde nunca saiu. É certo que a Indonésio, Estado, trucidou os habitante do Timor Leste. É certo que houve acordos entre França e Indonésia, (fornecimento de meios para matar - outro nome para armas; helicópteros, etc... ) para matar e ter mais um pedaço de terra.

Seria muito tolice nossa e ingenuidade do Estado Brasileiro em crer na imparcialidade dessa justiça. Pois somos contra incondicionalmente a pena de morte. Mesmo no "civilizado" EUA onde há Estados Federado que tem a pena de morte, houve casos de erros. E entre os paladinos da democracia e quem mais opte pela pena capital, só demonstram o traço mais baixo e menos honroso da liberdade humana. Que por se liberdade infelizmente comporta a barbarie e dilapidação da ideia de que a natureza humana é criada exatamente por haver liberdade.

Jamais correria o risco de ir até a Indonésia; e se alguém colocar alguma coisa na minha bolsa?


 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom