Olavo de Carvalho não é Filósofo!

Olavo não é filósofo não pela falta de diploma, que o próprio assume não ter. Não é filósofo por outros motivos, no caso, por não valorizar a prosa expositiva, dialética, dialogal, etc.

O mesmo está mais para catequista ou "doutrinador" de ideias fixas. Seu estilo de escrita é que revela seu não senso filosófico. Baseado na imposição de pacotes fechados.

Agora Olavo é um sucesso em outros ramos. Por exemplo no de aparecer e no de vender livros. Nisso reconheço, a contragosto, mas tenho que reconhecer. Seu catecismo é horrível pela forma como é montado, sem diálogo, mas ele vende e aparece igual àquela moça do "pânico" que de "modelo" virou evangélica. Sempre aparece não importa como.

Claro, Olavo começou com coisas mais honestas aqui nos Jardins de São Paulo. Com cursos de Tarô, o que em partes ele mantém, que é a base "esquisoterica" de seus escritos. Tudo bem que ele tem o direito do esquecimento, não vamos lembrar essa sua fase de os problemas dela. Ainda que o mesmo não aplica tal ética do esquecimento a todos que ele julga ser malvados. Mas vamos ser ético com ele e não lembrar de suas peripécias, que aliás, se encontra facilmente pela internet. 

Olavo tem o direito de dizer suas ideias. O que não cai bem é insuflar discursos irracionais. Ele pode dizer mau do governo, ele pode não gostar, (ou fingir, pois o que importa é que seu público compre seus livros e faça seus cursos). Como eu não gosto das ideias dele, mas não posso mentir, caluniar. Mesmo que eu venha a ter um grupo de senhoras que me paguem para escutar meus cursos de Filosofia, aqui mesmo na Cidade Jardim - SP. Não posso justificar o meu trabalho dessa forma. Não é filosófico, é charlatanismo. Mentira grossa. Ademais, não sou justiceiro, não sou caluniador; guardião da boa moral, sou apenas um professor de Filosofia (com dois diplomas e estágio na ENS-Paris caro Olavo) .

Nesse caminho do aparecer e vender livros, pois afinal os filósofos descobriram que o importante é grana na conta, Pondé caminha a passos largos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom