Psytrance e do dionisíaco




O termo dionisíaco vem do deus Grego Dionísio. Nietzsche utiliza tal figura para expressar o lado irracional da vida, as forças da natureza, a não razão e pura emoção. Psytrance é um estilo de música dita eletrônica, mas tem uma característica bem diferente dessas melodias de rádio, portanto, raramente tocam em rádios. 

O texto.

Talvez o lado erótico que emerge no psytrance, especialmente o full, seja a capacidade do som, da pulsão vibracional,  simular estados de consciência primários em nós. Assim, fixações do erotismo infantil, eclodem em modos regredidos. Deslocando a nós adultos do atual estágio, que detém todas as sobreposições da vida adulta/cultural, para posições infantis. 

Se esse efeito for de fato levado a cabo, devemos nos perguntar se assim ele tem aquela mesma função trágica advogada por Nietzsche, Wagner e Schopenhauer. 

Leonardo Boff, o teólogo, em seu livro “Saber Cuidar” menciona as “ondas de Schumann”. Uma onda descoberta pelo físico Schumann que vibra em todo planeta na medida de 8hz, na sua descoberta, e que hoje estaria em 12hz, dado as interferências das comunicações que utilizam a atmosfera como transporte de informação. (Wi-fi; 3G,etc) 

 A informação é a de que mamíferos precisam de tal onda, caso contrário desenvolve dissonância na pulsão do coração até chegar à arritmia cardíaca. Sendo, necessário simular tal onda em viagens espaciais e nas Estação Internacional. (além de ter que simular a gravidade por lá; caso contrário, expor o corpo humano por muito tempo a gravidade zero é uma catástrofe para tudo dentro de nós. ) 

Pois bem, sobre as ondas de Schumann tenho informação apenas de Boff, que cita outras bibliografias (Lembrando que Leonardo Boff é um renomado intelectual em várias áreas; sendo tradutor da obra de Jung para o Português)  

Sobre as “Rave" e toda a cadeia de música Psytrance (full, dark, progressive, etc… ) também tenho pouco acesso a literatura. Mas a fonte é a mesma que estuda, por exemplo, a produção sonora entre os índios da nação Yanomami e os monges do Tibet ou a música Tradicional Sufi, feita a partir de flauta de  bambu.

A promessa em todos esses lugares é única: promover um estado catártico, de purgação de ligação ao todo. E em termos de psicanálise, arrisco afirmar que o retorno ao útero, como lugar concreto dessa função com o todo. 


E nesse regresso, creio que outras fantasias são ativadas. Entre elas, as eróticas. 

No link um Psytrance full on



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elle

Instrução de Companheiro Maçom

10 motivos para você não ser maçom