O SERRA ESTÁ DESCENDO A SERRA.


Qualquer leitor dos meus textos já sabe que sou partidário de esquerda e nesse texto vou falar desse lugar. Certamente não sou comunista, então os beatos podem ficar tranqüilo, mas desde 89 votei no PT. Sempre desconfiei do discurso do PFL (DEM) entre outros de mesma linhagem. 
Toda essa abertura é apenas uma honestidade que os escritores da direita nunca têm. Aliás, é possível haver honestidade na relação capitalista? O que é a tal da “mais valia”? Mas tudo isso é assunto para outro momento. Nesse pequeno texto meu propósito é falar do Serra.

O José Serra não agrada ninguém. Aqui em São Paulo ele não agrada os de extrema direita (OPUS DEI, TFP, LIGA DAS SENHORAS CATÓLICAS, ARAUTOS DO EVANGELHOS, entre outros) muito menos os de direita; Os da esquerda nem se fala. Aliás, aqui em São Paulo tem no mínimo três PSDB. Tem o do José Serra, no qual parece ter só ele, afinal ninguém pode aparecer. Depois tem o do FHC, que também só lembro dele nesse ramo. Por fim tem o do “picolé de chuchu” conhecido por Geraldo Alckmin (Supernumerario da OPUS DEI). O fato é, FHC queimou Alckmin e ele perdeu feio para o Lula. Atualmente Aécio Neves fez o mesmo com Serra.

Mas Serra não agrada ninguém. Os da direita não gostam dele pelo fato de apoiar o aborto. Os da Indústria, por saber que ele não ajuda em nada e que seu discurso facista não gera emprego como o Governo do PT. Sua raiva dos pobres, seus métodos de higienização do centro de São Paulo (expulsão dos mendigos; proibição de catadores de material reciclável;) acabam por alimentar uma administração que ataca com ódio tudo o que é para as massas. Com isso ele deixa de incluir as chamadas classes D e E no mercado de consumo. Essa não inclusão de milhares de brasileiros ao consumo por partes dos governos do PSDB paulista se dá por certo asco que eles não conseguem esconder para com o povão. Outra coisa séria do governo do PSDB de José Serra é o improviso. Há poucos dias inventaram uma bolsa de 60 reais para alunos que ficassem para recuperação. Isto mesmo, quem ficasse para recuperação ganharia uma bagatela de 60 reais por mês. Enfim, a moçada da periferia já estava contanto em ficar para recuperação. Mas logo, mudaram de idéia, revelando o típico projeto de toque de caixa.

 O que não se explica muito fácil é como ele ganha eleição aqui em SP. Como ele foi eleito para prefeitura de São Paulo; depois largou e foi para o Governo do Estado; depois largou novamente e está “tentando” o Governo Federal. (Será que ele largaria a presidência da Republica para ser Presidente da ONU?) Mas ele ganha eleições por aqui.

O que Serra não contribui ao disputar uma eleição na qual se impôs dentro do seu partido é para o debate democrático. Serra é tão antipático que não conseguiu efetivamente ser uma ameaça ao PT. Mesmo sendo simpático ao PT penso que não é salutar para a democracia um partido ter o poder de modo hegemônico. Toda hegemonia é perigosa, uma democracia precisa ser fruto de várias forças. No governo é preciso ter representantes de maior numero de seguimentos da sociedade. É preciso ter os evangélicos, os ruralistas (facistas em geral), os católicos, os espíritas, os empresários, os trabalhadores, enfim, governar uma nação não é o mesmo de uma família. Um governo sadio é constituído da participação de todos; todos os grupos tem que fazer concessões; conquistar direitos; conceder deveres.

O modelo no qual se desqualifica seu oponente é facismo. Foi o que fez o Nazismo e até mesmo o Comunismo Russo. Nesse sentido, Serra não conseguiu ser um interlocutor de fato. Seu jeito anti-povo não conseguiu ser disfarçado. E com isso o PT campeará livre no primeiro turno. Como petista histórico tenho medo, pois noto militantes ganhando super-poderes; observo sindicalistas se empossando do poder e confundindo seus anseios pessoais com os da categoria; que fazem do sindicato um jeito “bão de vivier” e não procuram inovar na forma de lutar para representar os trabalhadores de fato.

A desqualificação de Serra não prejudica só o PSDB e DEM, traz dividendos para toda a democracia brasileira. Espero que na próxima a direita consiga ao menos arrumar um representa mais qualificado.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e participar do nosso blog.

#ForaBozo

Queda de Bolsonar Em tempo record, até mesmo para Jânio Quadros que renunciou com 7meses de mandato, já aparece no mu...