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200 anos de Karl Marx

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  Em 5 de maio de 2023, celebramos o bicentenário do nascimento de Karl Marx, um dos pensadores mais influentes e controversos da história. Nascido em 1818 na Alemanha, Marx deixou um legado duradouro no campo da filosofia, economia e política. Marx é amplamente conhecido como o pai do socialismo científico e coautor de "O Manifesto Comunista", escrito em parceria com Friedrich Engels. Sua obra mais famosa, "O Capital", é uma crítica incisiva do sistema capitalista, analisando suas contradições e injustiças. A teoria marxista postula a existência de uma luta de classes entre a burguesia (detentora dos meios de produção) e o proletariado (a classe trabalhadora), com o objetivo final de alcançar uma sociedade sem classes. Apesar de ter enfrentado muita resistência e ter suas ideias distorcidas ao longo dos anos, o pensamento de Marx teve um impacto profundo em diversos campos. Suas análises da economia capitalista contribuíram para a formação da economia política mode

La franc-maçonnerie au Brésil

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  La franc-maçonnerie au Brésil est une fraternité initiatique qui remonte à l'époque coloniale. Elle est basée sur des principes de fraternité, de tolérance, de libre-pensée et d'amélioration de soi. La maçonnerie brésilienne a une riche histoire et une influence significative dans différents domaines de la société. La maçonnerie au Brésil a été introduite au XVIIIe siècle par des francs-maçons européens, et elle s'est rapidement développée. Elle a joué un rôle clé dans le processus d'indépendance du pays au XIXe siècle, en promouvant des idées d'égalité, de liberté et de justice. Les loges maçonniques brésiliennes sont regroupées en différentes obédiences, chacune ayant ses propres rituels, symboles et enseignements. La maçonnerie brésilienne comprend également des ordres maçonniques féminins, permettant aux femmes de participer pleinement à la fraternité. La maçonnerie brésilienne est engagée dans de nombreuses activités philanthropiques et sociales. Les loges ma

Terceira Instrução do Aprendiz Maçom

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  A Terceira Instrução do Aprendiz Maçom no Rito Escocês Antigo e Aceito (REEA) é um momento de profunda reflexão sobre conceitos essenciais da maçonaria. Nesta etapa, o Aprendiz é introduzido a temas como o Grande Arquiteto do Universo, a liberdade humana, a recepção do profano despojado de metais, a privação dos sentidos e a luz como metáfora da razão. O Grande Arquiteto do Universo é uma referência simbólica que representa a força criadora por trás do universo. Durante a Terceira Instrução, o Aprendiz Maçom é convidado a contemplar a existência desse poder superior e a reconhecer a importância da conexão espiritual em sua jornada maçônica. A liberdade humana também é abordada nesta instrução. O Aprendiz é levado a refletir sobre o significado e o valor da liberdade individual, entendendo que a maçonaria busca promover a liberdade de pensamento, expressão e ação dentro de um quadro ético e moral. A recepção do profano despojado de metais é um ritual simbólico que representa a humilda

Segunda Instrução do Aprendiz Maçom

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A Segunda Instrução do Aprendiz Maçom no Rito Escocês Antigo e Aceito (REEA) é um momento crucial em sua jornada maçônica, onde ele é introduzido ao painel da loja. Nesta instrução, o Aprendiz Maçom tem a oportunidade de explorar os símbolos e ensinamentos contidos no painel, que são fundamentais para seu crescimento e desenvolvimento dentro da maçonaria. O painel da loja consiste em uma representação simbólica dos princípios e valores maçônicos. É composto por diversas figuras, emblemas e inscrições que possuem significados profundos e ocultos, destinados a transmitir lições morais e filosóficas ao Aprendiz. Durante a Segunda Instrução, o Aprendiz Maçom é orientado a estudar e compreender cada elemento do painel, sendo guiado por um instrutor experiente. Esse estudo aprofundado permite que o Aprendiz mergulhe nas interpretações simbólicas e espirituais dos símbolos ali representados, buscando uma compreensão mais profunda de si mesmo e do mundo ao seu redor. O painel da loja pode apre

Primeira Instrução do Aprendiz

  A Primeira Instrução do Aprendiz no Rito Escocês Antigo e Aceito (REEA) é um momento crucial na jornada maçônica, onde o novo membro é introduzido aos fundamentos e princípios da maçonaria. Essa instrução é projetada para fornecer uma base sólida para o aprendizado e desenvolvimento contínuo do Aprendiz Maçom. Durante a Primeira Instrução, o Aprendiz Maçom é orientado sobre a importância dos rituais, símbolos e lições transmitidos na maçonaria. O foco está em desenvolver uma compreensão básica dos princípios filosóficos e éticos que sustentam a fraternidade, bem como no despertar do desejo de aperfeiçoamento pessoal e moral. A instrução explora os significados simbólicos de elementos como a pedra bruta, o malhete e o cinzel, que representam a transformação do indivíduo, a busca pelo conhecimento e a importância do trabalho árduo e disciplinado na construção do caráter. São transmitidas lições sobre a importância da retidão, integridade, respeito e equidade em todas as esferas da vida

Maçonaria na Universidade

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  O projeto Maçonaria na Universidade tem como objetivo integrar a maçonaria como um fenômeno social na pesquisa acadêmica formal. Embora a maçonaria tenha uma presença significativa na sociedade brasileira, é notável a falta de pesquisas de mestrado ou doutorado sobre o tema. Recentemente, alguns trabalhos têm alcançado sucesso nessa área. A revista Ciência & Maçonaria, editada pelo Confrade Ir.’. Kennyo Ismail, é a única que se enquadra nesse requisito e é classificada como B2 pelo sistema Qualis Capes. No entanto, ao buscar dissertações de mestrado e teses de doutorado no sistema Capes, encontramos uma escassa presença. Os trabalhos existentes são muito recentes, datando dos últimos 15 anos. Além disso, em algumas áreas, não foram encontrados trabalhos, especialmente no campo das Ciências das Religiões, onde apenas uma dissertação de mestrado foi localizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, sem encontrarmos, até o momento, teses de doutorado no Brasil sobre o tema da Maço

A Iniciação do Aprendiz

  A iniciação do Aprendiz Maçom segundo o Rito Escocês Antigo e Aceito (REEA) é um momento significativo e simbólico na jornada maçônica. O Rito Escocês Antigo e Aceito é uma das vertentes mais praticadas da maçonaria, e seu processo de iniciação envolve uma série de rituais e cerimônias que marcam a entrada do indivíduo na fraternidade. Durante a iniciação do Aprendiz Maçom, o candidato é recebido em uma loja maçônica e passa por uma série de provas e ensinamentos simbólicos. Esses rituais têm como objetivo transmitir lições e princípios éticos, filosóficos e morais para o novo membro. A cerimônia de iniciação geralmente envolve a apresentação de símbolos, como a luva branca, o avental e a espada, cada um com seu significado específico. O candidato é conduzido através de diferentes estações ou estações simbólicas, onde recebe instruções e faz juramentos de fidelidade à fraternidade e aos seus princípios. Durante esse processo, o Aprendiz Maçom é orientado por mestres maçons experiente

O Segredo Maçônico

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  O segredo maçônico é um aspecto central da tradição maçônica, que consiste na prática de preservar e manter sigilo em relação a certos rituais, símbolos e conhecimentos transmitidos dentro da fraternidade. Esse segredo é valorizado como parte da identidade maçônica e é considerado um aspecto importante da experiência iniciática. O segredo maçônico serve a vários propósitos dentro da maçonaria. Em primeiro lugar, ele cria um senso de pertencimento e exclusividade entre os membros. O compartilhamento de segredos fortalece os laços fraternais, construindo uma confiança mútua e um senso de união entre os maçons. Além disso, o segredo maçônico é considerado uma forma de proteger e preservar a autenticidade e integridade dos rituais maçônicos. Ao restringir o acesso a informações específicas apenas aos iniciados, a maçonaria busca garantir que essas cerimônias sejam vivenciadas de forma autêntica e significativa. No entanto, é importante observar que o segredo maçônico não se refere a

Terapia Filosófica

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  A terapia filosófica é uma abordagem que combina filosofia e psicoterapia para ajudar as pessoas a lidarem com questões existenciais, emocionais e éticas em suas vidas. Ao invés de se concentrar apenas em sintomas ou transtornos específicos, a terapia filosófica busca promover o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e a busca por sentido e significado. Por meio de diálogos reflexivos, análise conceitual e questionamento crítico, a terapia filosófica auxilia os indivíduos a explorarem suas crenças, valores, pressupostos e visões de mundo. Ela oferece ferramentas para a reflexão profunda, o questionamento de ideias pré-concebidas e a ampliação da perspectiva sobre si mesmo e sobre o mundo. A terapia filosófica abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo ética, metafísica, filosofia da mente, filosofia da ciência e filosofia da linguagem. Ela pode ajudar as pessoas a lidarem com questões como a busca por propósito de vida, a crise de identidade, a tomada de decisões difíceis e

A Maçonaria

  "A maçonaria é uma fraternidade histórica e filosófica que tem desempenhado um papel significativo ao longo dos séculos. Os maçons são conhecidos por promoverem valores como liberdade, igualdade e fraternidade, além de buscar o aperfeiçoamento pessoal e moral. A organização se baseia em rituais, símbolos e princípios éticos, criando um ambiente de aprendizado e reflexão. A maçonaria também tem sido reconhecida por suas contribuições para a sociedade, como a promoção da educação, filantropia e a busca pela paz. Seu legado histórico e seus ideais continuam a influenciar muitas pessoas ao redor do mundo."

A propósito de estudar Maçonaria ou estudar na maçonaria

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  Prof. Me. Cídio Lopes A maçonaria é um fenômeno social, tem suas particularidades, mas continua a ser um aglomerado de pessoas e nesta chave pode ser apreciado sob aspectos das ciências humanas e sociais.   Não será tarefa vã abordar o fenômeno sob a ótica da educação, filosofia, etc.   Partir de uma definição do que seja a Maçonaria, feita por ela mesma, parece-nos pertinente. Neste sentido, para a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil -CMSB, a Maçonaria é uma ”Filosofia de vida, com um sistema de moralidade e ética social (...)” (CMSB, 06/10/22) Posto que é um fenômeno humano, articulado na forma de Filosofia de Vida, podemos propor que ela pode e deve se servir de repertórios dos mais variados conhecimentos para se organizar e estruturar suas atividades.   Neste quadro, partindo das Ciências das Religiões, um campo científico estruturado formalmente pela CAPES sob o nome de Área 44, lançamos algumas perguntas.   É conhecido que os fenômenos religiosos ou baseados em filoso

Blogs ainda terão vida?

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  Prof. Me. Cídio Lopes Curiosamente os blogs tiveram seu apogeu alí entre 2000 - 2006, a data é um chute aproximado. Enfim, em 2005 o Youtube entrava no ar, eu, por questões bem pessoais, deleitava-me em escrever. E foi lá em 2010 que criei este blog, com a proposta de me exercitar-se, colocar em prática alguns conhecimentos filosóficos.  Contudo, o texto escrito parece que deu passagem para os vídeos e aúdios.  Ainda existiriam leitores? 

Filosofia da madrugada

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Maçonaria na Universidade

Obs.: O contúdo do post foi também publicado em https://amf3.com.br/work/maconaria-na-universidade. Contexto por onde tenho levado o projeto AMF3 Escola de Filosofia adiante.   O projeto Maçonaria na Universidade visa inserir o tema da maçonaria como fenômeno social no circuito formal da pesquisa acadêmica. Apesar da sua grande capilaridade social entre nós brasileiros, salta aos olhos a ausência da maçonaria como objeto de pesquisas de mestrados ou doutorados.   Só muito recente alguns trabalhos têm logrado esse êxito. Pontualmente só existe uma revista que se enquadra nesse requisito, a Ciência & Maçonaria editada pelo Confrade Ir.’. Kennyo Ismail, sendo classificada pelo sistema  Qualis  Capes em B2. Ademais, quando buscamos nos bancos de dissertações de mestrados e teses de doutoramentos no sistema Capes, temos duas situações que denotam essa pouca presença. Os trabalhos existentes são muito recentes, sendo otimista dos últimos 15 anos. E algumas áreas, não conseguimos localiza

Olavo de Carvalho morreu

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Augusto Comte

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Positivismo

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Angústia

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Poesia e Filosofia

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Karl Marx Biografia e Ideias

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Professor de Filosofia

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Karl Marx

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A esquerda hegeliana

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Direita hegeliana

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A Filosofia do Espírito segundo Hegel

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Natal

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A Filosofia da Natureza de Hegel

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A Lógica de Hegel

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A Fenomenologia do Espírito

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Hegel

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Schelling e a identidade como problema filosófico

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Schelling um romântico idealista

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Fichte problemas morais

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O Eu em Fichte

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Fichte e o idealismo ético

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Hábito e consciência

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Escola Epicurista: lógica, física e ética

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A contemplação de Si

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Heráclito tudo flui..

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Iniciação filosófica 01

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Síntese: definições de ética e moralismo

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 Cídio Lopes de Almeida cidioalmeida@gmail.com Ética  moral nos remete ao termo lugar que também se faz presente na  filosofia Grega Clássica. A ética enquanto reflexão racional do “que é esse lugar (ethos) ” ou a moral como preocupação dos indivíduos e sua comunidade em  inscreverem-se  nesse ou naquele ethos , delineiam em ambas o tema do lugar como sendo comum.  Até mesmo a possibilidade de poder discutir racionalmente acerca do ethos , figura um lugar específico e que é distinto do lugar onde o “Poder” é permeado por moralismo, comum nas teocracias. Nesse contexto de poder, o pensar acerca dos princípios que orientam e inscreve a comunidade em um determinado lugar é visto como uma atitude subversiva.  Para pensarmos o lugar no âmbito da cultura grega clássica, fonte da ética e da filosofia como modo de conhecimento, faz-se mister evocar outros termos relacionados aos ethos , digressão que irá nos permitir construir uma ponte entre o que é ethos e o sagrado enquanto lugar de um

O que faz um Filósofo? 

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 Os estabelecimentos formais irão nos dizer que o formado em filosofia poderá dar aulas dessa “matéria” no Ensino Médio e se dedicar a pesquisa em programas de pós graduação. Até o momento não encontrei na apresentação dos objetivos de um curso de graduação em Filosofia outra explicação. A principal variação dos cursos existentes podem ser verificadas em duas características. Uns raros se dedicam a formar o pesquisador, a grande maioria formar o professor de ensino médio.    A definição me parece limitada, pois como formado em Filosofia sempre atuei fora dessas proposições. Outra motivação era o reduzidíssimo mercado de trabalho para o formado em Filosofia. Antes da matéria ser obrigatória nas escolas de ensino médio, encontrar aulas de Filosofia era uma “via” penosa. Passava pelo desdém a que todos dispensam ao conteúdo e a vontade subjetiva de alguma diretora de Escola Estatal. Aliás, não sei o motivo de ser comum o escárnio para com a Filosofia oriundo da parte de pedagogos em ger