Segunda Instrução do Aprendiz Maçom



A Segunda Instrução do Aprendiz Maçom no Rito Escocês Antigo e Aceito (REEA) é um momento crucial em sua jornada maçônica, onde ele é introduzido ao painel da loja. Nesta instrução, o Aprendiz Maçom tem a oportunidade de explorar os símbolos e ensinamentos contidos no painel, que são fundamentais para seu crescimento e desenvolvimento dentro da maçonaria.

O painel da loja consiste em uma representação simbólica dos princípios e valores maçônicos. É composto por diversas figuras, emblemas e inscrições que possuem significados profundos e ocultos, destinados a transmitir lições morais e filosóficas ao Aprendiz.

Durante a Segunda Instrução, o Aprendiz Maçom é orientado a estudar e compreender cada elemento do painel, sendo guiado por um instrutor experiente. Esse estudo aprofundado permite que o Aprendiz mergulhe nas interpretações simbólicas e espirituais dos símbolos ali representados, buscando uma compreensão mais profunda de si mesmo e do mundo ao seu redor.

O painel da loja pode apresentar símbolos como a coluna Jônica, que representa a beleza e a harmonia, a coluna Dórica, que simboliza a força e a firmeza, e a coluna Coríntia, que representa a sabedoria e a razão. Além disso, outros símbolos como a escada de Jacó, a esquadria, o nível, o prumo e o compasso são explorados durante a instrução, cada um deles carregando ensinamentos específicos.

Essa instrução não apenas permite que o Aprendiz Maçom entenda o significado e a importância dos símbolos presentes no painel da loja, mas também os incentiva a aplicar esses princípios em sua vida diária. Através do estudo e da reflexão sobre o painel, o Aprendiz é inspirado a buscar o equilíbrio entre força, sabedoria e beleza em suas ações e interações com os outros.

A Segunda Instrução do Aprendiz Maçom no REEA, focada no painel da loja, desempenha um papel fundamental na construção do alicerce do conhecimento e da compreensão maçônica. Ela oferece ao Aprendiz a oportunidade de explorar os ensinamentos simbólicos contidos no painel, proporcionando uma base sólida para seu contínuo crescimento e desenvolvimento como membro da fraternidade maçônica. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Primeira Instrução do Aprendiz