O pensamento de Olavo de Carvalho

 

Foto de Anna Pławecka


O pensamento de Olavo de Carvalho pode ser apresentado em uma esquemática básica da seguinte forma:

  1. Conservadorismo: Olavo de Carvalho é conhecido por sua posição conservadora, defendendo valores tradicionais, hierarquia social e moralidade.

  2. Anti-marxismo: Ele critica vigorosamente o marxismo e suas influências na sociedade, na política e na cultura, considerando-o uma ameaça à liberdade e à ordem.

  3. Autodidatismo e estudos independentes: Olavo de Carvalho é conhecido por sua autodidaxia e por buscar conhecimento por conta própria, mesmo sem uma formação acadêmica formal. Ele se dedica a questões filosóficas e epistemológicas, explorando conceitos e teorias por meio de seus estudos independentes.

  4. Anticomunismo: Ele é um crítico ferrenho do comunismo e de suas ideologias associadas, argumentando que representam uma forma de totalitarismo e destruição da liberdade individual. Equivocando-se em ver comunismo até entre abelhas.

  5. Nacionalismo e patriotismo: Olavo de Carvalho valoriza o patriotismo e a defesa da identidade nacional, destacando a importância de preservar a cultura e a soberania do país. Porém, como fundando num dado simplismo, esta ideia não passam de um pensamento recrudescido e esquizofrênico.

  6. Religião e espiritualidade: Ele defende a importância da religião e da espiritualidade na vida das pessoas, criticando o secularismo e o ateísmo.

  7. Crítica à esquerda: Olavo de Carvalho é conhecido por suas críticas contundentes à esquerda política e às suas ideias, apontando supostos problemas e contradições em suas propostas e práticas.

É importante ressaltar que esta é apenas uma apresentação esquemática e resumida do pensamento de Olavo de Carvalho, que é complexo e abrange uma variedade de temas e nuances. Essa visão esquemática não substitui uma análise mais aprofundada e contextualizada das ideias e posições do autor, que é mais um fenômeno social da polêmica. Como polemista ganhou os holofotes e surfou nesta lógica das redes sociais que se movimenta pelo princípio da lacração, ou das coisas imediatas sem pensamento crítico.






Comentários

Anônimo disse…
Legal que voltou a publicar aqui, ótimo texto sobre esse idiota.
Anônimo disse…
Orvalho du Carvalho 🍁

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o interesse em fazer da Síria a nova Bósnia?

Cuba elimina transmissão da Aids entre mãe e filho!

Raskolnikov me persegue